Buscar
  • Carla Mariane F. Ferreira

A TÉCNICA - Linfodrenagem Terapêutica - Terapia Vacuumlinfatica Manual



Dra. Maria Inès Fernandez - ITA Reabilitadora Funcional - Anestesista Cardiovascular Especialista em Sistema Linfático e Linfodrenagem Terapêutica Manual.


Maria Inès Fernandez nasceu em Olavarria (Argentina) em 1954, formou-se em 1980 na Faculdade de Medicina de La Plata (Argentina), como técnica-anestesista.

Após prática anestesia geral por um período de 7 anos, especializou-se em anestesia cardiovascular, com a equipe do Dr. Favoloro da área do By-pass e de transplantes de coração.


Em 1988, formou-se em recuperação funcional de pacientes e massagem no centro de estudos CIM, em Barcelona - Itália.

Mais tarde, formou-se em Drenagem Linfática no centro CIM, participando no curso ministrado pelo Prof. Nicolas Hignoul. O Estudo desta técnica, até então contraindicada em diagnósticos neoplásticos, levou-a ao aprofundamento da pesquisa imunológica.


Após esta experiência, no Instituto Intermético de Riano - Espanha, idealizou a T.V.M. Terapia Vacuumlinfatica Manual, baseada em sistemas de drenagem de Vodder, com aplicações de diferentes técnicas segundo o diagnóstico.


Desde então, desenvolveu e aprimorou a prática da Terapia Vacuumlinfatica Manual em diversos centro de reabilitação na Itália junto de uma equipe de fisioterapeutas, comprovando a importância dos resultados obtidos em diversas patologias e desmistificando a aplicação da Drenagem linfática na área da saúde.


Dra. Maria Inès Fernandez, dedicou sua vida a pesquisa científica, prática e ensino da Linfodrenagem Terapêutica – Terapia Vacuumlinfatica Manual em diversos países do mundo, tais como, Itália, Argentina, Alemanha, Portugal, Espanha e Brasil.


A Terapia Vacuumlinfatica Manual é hoje reconhecida como a técnica científica mais avançada de Drenagem Linfática do mundo e que traz os melhores resultados, pois respeita a fisiologia do corpo humano e seus processos físicos e químicos.


A T.V.M é uma técnica que visa recuperar a mobilidade dos tecidos congestionados. Suas manobras únicas estimulam da forma correta todos os centros linfáticos profundos. É aplicada na zona anterior e posterior ao problema, liberando o inchaço crônico, soltando o linfo edema e restabelecendo o ritmo linfático. É realizada sem cremes no sentido fisiológico linfático.


Aumenta a vascularização - Aumenta a irrigação – Aumenta a velocidade linfática - Reduz edema - Aumenta a neoformação - Otimiza a nutrição de células e tecidos - Reduz inflamação - Reduz o tempo de regeneração.

​​A Linfodrenagem terapêutica é aplicada no tratamento das distintas manifestações dos distúrbios linfáticos, podendo ser indicadas em associação ou não, com resultados únicos e surpreendentes desde as primeiras sessões na saúde e na beleza.


Ciente da importância de existirem profissionais sérios e habilitados atuando com segurança e conhecimento como linfoterapeutas, Dra. Maria Inès Fernandez, aliou-se e participou da fundação de instituições como: a SIDE – Sociedade Italiana de Dermoestética, a SALD - Sociedade Argentina de Linfodrenagem e a ABL - Associação Brasileira de Linfoterapia das quais é Vice-Presidente, com o intuito de certificar e apoiar os profissionais habilitados na Terapia Vacuumlinfatica Manual, promovendo saúde e beleza através da drenagem linfática manual.


AS TRÊS TERAPIAS DE MASSAGEM LINFÁTICA - Dra. Maria Inès Fernandez - ITA


T.V.M – Terapia Vacuumlinfatica Manual - A T.V.M Terapia Vacuumlinfatica Manual é uma terapia que restaura o tecido e é executada para libertar o tecido conjuntivo, desintoxicando e limpando o mesmo, aumentando a velocidade linfática. A T.V.M mobiliza todos os centros profundos com uma técnica para eliminar toxinas na zona anterior ao problema, liberando o linfo edema. É realizado sem cremes, no sentido fisiológico linfático.

· Reduz o edema

· Reduz a inflamação

· Reduz risco de estimulação dos fibroblastos

· Reduz o tempo de regeneração

· Aumenta a vascularização

· Aumenta a irrigação

· Aumento da neoformação – ajuda a gerar células moles e ósseas

· Terapia pré-cirurgia – aumenta a velocidade linfática e desintoxica o tecido

T.D.M – Terapia Descongestionante da Microcirculação - ​Com esta terapia podemos descongestionar a microcirculação da zona das cicatrizes, libertando queloides, aderências e fibroses, eliminando a obstrução que se formou e promover a boa circulação do tecido.


M.L.D – Massagem Linfática Drenante - Uma massagem drenante com creme. Deve ser superficial e sempre no sentido da massagem terapêutica. É feita para aumentar e fortalecer a resistência da pele, regenerar, nutrir e restaurar a elasticidade do tecido e pode ser aplicada depois de uma massagem terapêutica. Esta técnica é realizada com cremes e não compromete os grandes centros profundos. Pode ser feita em todos os pacientes, respeitando o sentido linfático.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

· Vice-presidente da ABL – Associação Brasileira de Linfoterapia – 2018.

· Vice-presidente da SIDE – Sociedade Italiana de Dermoestética e Delegada na América do Sul – desde 1998

· Professora do seu método T.V.M. (Terapia Vacuumlinfatica Manual) promovendo formações nos seguintes país: Itália, Argentina, Alemanha, Portugal, Espanha e Brasil.

· Vice-presidente da S.A.L.D – Sociedade Argentina de Linfodrenagem – desde 1998

· Consultora de Reabilitação e Terapeuta oncológica, formadora hospitalar de ALTS (Associação da Luta do Tumor do Seio), Nápoles – desde 1996

· Presidente da S.I.L.D – Sociedade Italiana de Linfodrenagem – desde 1995

· Consultora no centro TE.RI – Terapia de Reabilitação, da Universidade de Neurologia de Roma – desde 1995

· Professora no Curso de Aperfeiçoamento de Flebologia na Universidade de Estudos de Perugia, Itália – 1995 e 1996

· Autora do Livro Terapia Vacuumlinfatica Manual (1993), Editorial SEPeM Via Giovanni Livraghi, 9-20126 (Itália)

· Vice Presidente ABL - Associação Brasileira de Linfofoterapia fundada em 2018.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo