
Carla Mariane F. Ferreira
O que é o sistema linfático?
#drenagemlinfaticamanual #linfodrenagem #terapiavacuumlinfaticamanual

O que é o sistema linfático?
O sistema linfático é constituído por capilares, vasos, ductos e gânglios linfáticos O líquido que flui nos vasos linfáticos chama-se linfa e tem uma concentração idêntica ao plasma, exceto pela baixa concentração de proteínas.
A linfa é um fluído que contém linfócitos e anticorpos. Este sistema também ajuda na circulação de outros fluídos corporais e nutrientes essenciais.
O fluxo linfático inicia-se nas redes de capilares, quando o fluído intersticial é recolhido dos vários tecidos e órgãos. A drenagem prossegue até aos vasos coletores.
Interpostos nesta circulação, existe um ou vários grupos de gânglios linfáticos, locais onde a linfa tem acesso à circulação sanguínea através do suprimento vascular sanguíneo do gânglio.

O sistema linfático é uma rede aberta, composto por vários capilares ao contrário do sistema cardiovascular.
O sistema linfático é um mecanismo de defesa do organismo que protege o corpo contra doenças. Também ajuda na expulsão e destruição de substâncias tóxicas ou corpos estranhos no organismo.
O sistema linfático atua para o equilíbrio e manutenção da saúde. Ele ajuda na coleta do líquido intersticial, filtrados por capilares, que é rico em proteínas e posteriormente devolve-o à corrente sanguínea.
A principal função do sistema linfático é a de transporte de linfa para todo o corpo. Ele também defende o corpo de muitas doenças infeciosas.
Por exemplo os edemas e retenção de líquidos no organismo acontece quando o sistema linfático não esta capaz de depurar estas zonas, ou seja, quando há uma sobrecarga no sistema linfático, acontece uma estagnação desses líquidos.
Quer a Terapia Vacuumlinfática Manual ou a Drenagem linfática manual são ambas as manobras ou técnicas de massagem muito similares e seguem o sentido linfático, o terapeuta, através da ficha de anamnese deverá optar pela manobra adequada a cada caso especifico.