SOBRE A ABL

A esquerda Dr. Ivo Pitanguy e ao seu lado Dra. Maria Inès Fernandez

A esquerda Dr. Ivo Pitanguy e

ao seu lado Dra. Maria Inès.

A esquerda Dr. Ivo Pitanguy e ao seu lado Dra. Maria Inès Fernandez

A esquerda Giuseppe Noschese

o presidente da Sociedade Italiana de Dermo Estetica S.I.D.E ao seu lado Dr. Pitangy

Como iniciamos as aulas no Brasil...

 

Minha primeira viagem ao Brasil a trabalho foi em 1991 a convite do Dr. Ivo Pitanguy para fazer parte da sua equipe no Centro de Estudos Pitanguy na Rua Dona Mariana, no bairro Botafogo, RJ.

 

Depois de dias de muita experiência com casos e mais casos de pós-operatórios, Dr. Ivo disse-me:  "Os profissionais do Brasil precisam de ti. Dê aulas da tua técnica aos profissionais que quiserem aprender."

Em 1994, através da indicação de Profa. Cezarina Bittencourt renomada instrutora e distribuidora GERnètic em Portugal, iniciamos os cursos de Formação em T.V.M - Terapia Vacuumlinfatica Manual para todas as Promotoras Regionais de GERnètic no Brasil, entre elas, Profa. Neusa Ferreira Promotora do estado do Rio Grande do Sul.

As promotoras organizavam os Cursos de Formação cada uma em seu estado e eu passei a capacitar milhares de Esteticistas, Massoterapeutas e Fisioterapeutas em todo o Brasil desde então. 

Passamos anos difundindo a técnica e atualizando todas as formadas com as novas descobertas, indicações e contraindicações.

Então no ano de 2018, eu e Neusa Ferreira, depois de anos idealizando, conseguimos  nos organizar em associação. E depois destes 20 anos de amizade e parceria profissional com muita emoção fundamos a ABL - Associação Brasileira de Linfoterapia para proteger no âmbito legal a certificação da técnica e autorizar exclusivamente a atualização da nossa Formação em Linfodrenagem T.V.M - Terapia Vaccumlinfatica Manual.

Com a criação da ABL - Associação Brasileira de Linfoterapia tornamos oficial a obrigatoriedade do selo ABL validando a autenticidade da técnica para todos os profissionais formados no país.

Dra. Maria Inès Fernandez, Dr. Ivo Pitanguy e sua equipe.