
Carla Mariane F. Ferreira
T.V.M - TERAPIA VACUUMLINFATICA MANUAL

A Drenagem Linfatica Fisiológica vaso motora, baseia-se na contrações dos gânglios linfáticos.
A TVM tem uma influência decisiva neste sistema de drenagem. De facto trabalhando em sincronismo com as contrações e dilatações fisiológicas das vias linfáticas, cria-se uma onde peristática potencializada.
O automatismo Miocénico e o controle nervoso da atividade dos vasos, por meio de recetores que funcionam energicamente nas paredes vasculares, assegura o transporte coordenado da linfa.
Os principais estímulos fisiológicos são provocados a partir da compressão e da temperatura.
A frequência da contração dos linfagiões é aumentada através dos estímulos intravasculares e da distensão longitudinal/transversal.
As células musculares lisas têm reações elétricas e mecânicas. Como consequência de tudo isto, a TVM produz os estímulos de contrações fisiológicas do sistema linfático, de modo a facilitar a drenagem da linfa.
CONTRAINDICAÇÕES:
A TVM é contraindicada:
Nos doentes renais descompensados;
Leucemia;
Na mulher grávida;
Na tuberculose ganglionar;
Infeções;
Paciente com febre;
Tiroide;
Pré-operatório de cancro.
1. Sobre a musculatura simples
A T.V.M tem um efeito tonificante sobre a musculatura simples dos vasos sanguíneos. Isto é demonstrado pela palidez da pele durante a drenagem. A pressão sanguínea desce, enquanto a pressão hidroestática a nível dos capilares aumenta e o edema diminui.
2. Sobre o sistema nervosa vegetativo
Provoca, com a manipulação, lenta e repetida, um benefício vagotônico (anti-stress) sobre o sistema nervoso vegetativo.
3. Sobre a resposta imunológica
Com a T.V.M tem-se uma boa resposta imunológica que se deve ao facto de as substâncias patogénicas presente no líquido intersticial serem eliminadas mais rapidamente, graças à estimulação dos gânglios linfáticos. Em geral, a defesa e a eliminação de infecções por micro-organismos, depende do grau de resistência e de imunidade.
Trecho do estudo de Dra. Maria Inès Fernandez